A importância do cantinho de estudos

Algo que muitos concurseiros deixam de lado e é muito importante para o estudo de qualidade é o famoso “cantinho de estudos”, ou seja, o lugar onde usualmente você irá estudar. Notem que estudar é rotina, aquela atividade que se faz dia-após-dia, todos os dias, até você ser empossado em um cargo/função pública em que finalmente possa dizer “Agora posso parar de estudar para concursos públicos!” … e para se estabelecer uma rotina de estudos eficiente e eficaz determinar seu local prioritário de estudos é indispensável.
Rotina não é fácil de criar ou manter em muitos casos, entre elas a de estudos. Logo, temos de fazer de tudo para que isso seja feito da maneira mais rápida e duradoura possível, ou seja, temos de criar um ambiente e hábitos que estimulem e propiciem a rotina. Elejer um local adequado para o seu estudo individual é parte indispensável desse processo.
Claro que você pode estudar cada dia em um canto da casa ou lugar na biblioteca, mas essa mudança de local irá jogar contra a rotina. Se você procurar estudar sem pre nos mesmos lugares, isso será um gatilho para você encorporar a rotina.
Note que o local de estudos deve ser adequado em diversos aspectos funcionais:
Iluminação - É fato que enquanto iluminação confortável e suficiente dinamiza os estudos, iluminação forte demais ou, pior, fraca demais prejudica os estudos;
Cadeira - Para quem ficará horas sentado estudando, uma cadeira confortável é indispensável;
Altura da mesa - Mesas com a altura correta (assim como a cadeira com a altura correta) propiciam melhor postura e, portanto, mais horas de estudo sem dores no corpo;

Organizaçã0 - Local de estudo tem necessariamente de ser organizado, que comprovadamente propicia estudo de melhor qualidade;
Temperatura - O local de estudo deve ser onde a temperatura seja aceitável para o concurseiro. Quem é friorento deve procurar local de estudo mais quente, quem é calorente local mais fresco;
Ventilação - A boa ventilação do local de estudo é imprescindível, uma vez que ar fresco permite que o cérebro funcione melhor.
É claro que na maioria dos casos não é possível ter um local de estudos próximo da perfeição, mas precisamos buscar sempre o melhor possível. Muitas vezes por preguiça ou desleixo o concurseiro estuda em local inadequado e compromete a qualidade dos estudos por conta disso, quando cuidados básicos e um pouco mais de atenção com esse aspecto tão importante representaria ganhos sensível no aprendizado.
RESUMO DA ÓPERA - Procure definir um local de estudo fixo, seja em sua casa ou mesmo na biblioteca. Se não for possível apenas um local de estudo, limite as opções, evitando estudar cada dia em um local. Procure montar uma rotina de estudos em todos os aspectos, isso irá ajudá-lo a estudar mais e melhor, acredite.
Charles Dias é o Concurseiro Solitário
Nenhum comentário:
Postar um comentário