quarta-feira, 30 de outubro de 2013

8 DICAS PARA INICIANTES EM CONCURSOS

 

|
INICIANTE RECOMEÇO
Você é iniciante no mundo dos concursos públicos? Não sabe por onde começar? Quer planejar seus estudos? Se respondeu SIM a uma ou mais dessas  perguntas, nós temos 8 dicas valiosas de como montar um projeto de estudo para que você já comece com o pé direito em sua jornada! Veja aqui.

Tudo sobre concursos públicos:  Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

O pecado do “Vai dar tempo!”

atrasadoNo último final de semana alguns milhões de estudantes do ensino médio fizeram as provas do agora famoso Enem … bem, nem todos …

Atrasados lamentam perda da prova do Enem;
Estudantes chegam atrasados e perdem prova do Enem em Aracaju;
Estudantes atrasados para o Enem viram piada na internet;
Feras chegam atrasados na Católica e perdem prova do Enem;
Candidatos atrasados perdem 2º dia do Enem e culpam transporte;
Estudantes atrasados são impedidos de fazer prova do Enem no RJ.
É incrível como ano após ano esse tipo de notícia se repete em época de provas e exames, seja vestibular, Enem, concursos públicos e por aí vai. O que não faltam são aquelas fotos e matérias de TV de gente chegando atrasada, se acabando em lágrimas porque perdeu a prova, chorando, arrancando os cabelos, dando desculpas de todos os tipos para o atraso, enfim, é um dramalhão típico de novelas mexicanas, convenhamos.

REIVENTE OS ESTUDOS!!! CONSTRUA A CASA!!!

inventionAqui estamos para responder a uma de nossas leitoras a Ana Paula 32 anos,  que  traz algumas duvidas e indagações que podem ser as mesmas de muitos Concurseiros,  vejam abaixo o que ela nos coloca:
 “Não sei como estudar Leis. Tenho imensa dificuldade em decorar, por isso preciso de algumas dicas:
 1)     Há uma forma de criar uma relação ao estudar Leis que abranjam o maior número de concursos possível?
2)     Vi num tópico que vocês falam sobre os três pilares: Gramática,
Direito Constitucional e Direito Administrativo. Claro que compreendo que
essas matérias não são as únicas que devem ser estudadas, mas,
principalmente em relação às Leis, elas me dão um respaldo para qualquer
concurso?”

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Alckmin sanciona lei que cria o 'Dia Estadual do Ovo'

dia do ovo - 400
Não sei se concordam com a “relevância” desse projeto, mas o calendário oficial do Estado de SP conta agora com o "Dia Estadual do Ovo", data a ser comemorada anualmente na segunda sexta-feira de outubro. O PL foi apresentado pelo dep. estadual Vitor Sapienza (PPS) em fevereiro e tramitou em regime de urgência.
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos
Na segunda-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou a lei. Ele vetou artigos que previam a realização de palestras gratuitas sobre o valor nutricional e a produção do ovo. http://bit.ly/1aGNpUH

Como espantar o desânimo da segunda-feira

seg6Sabe aquela preguiça que dá no domingo à noite, quando você pensa que tem de voltar ao trabalho na segunda-feira? Embora quase todo mundo já tenha sentido isso na pele, o mal tem remédio. Veja a seguir quatro dicas bem simples para dar um chega pra lá nessa síndrome de segunda-feira e espantar o desânimo.

Tudo sobre concursos públicos:  Siga no Twitter: https://twitter.com/GabaritoFinal
Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos
Quatro dicas para driblar o mau humor começar a semana com gás total

8 ERROS FATAIS no preparo para concursos

estudo-errado7Para passar em um concurso público, às vezes, é preciso mais do que força de vontade. A intensa rotina de estudos é essencial, mas há outros aspectos que também devem ser observados. Há vários erros praticados por concurseiros. Estudar sem um plano de estudo a não praticar atividades físicas são alguns exemplos.


Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos “Se preocupar com o preparo emocional somente dois dias antes da prova é um erro, pois não dá para tomar um calmante e correr o risco de adormecer”, explica Alexandre Maia, psicólogo e autor do livro “Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos”.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MÉTODOS DE ESTUDO QUE NOS ENGESSAM

 tunel-do-tempo1Às vezes (na maioria das vezes pra falar a verdade), eu faço algum concurso e não dá certo. Eu me esforço, leio o mais que posso as matérias nos livros, nos meus resuminhos e faço exercícios. Não tem jeito. Nem sempre eu vou bem. Nem sempre eu consigo acertar a pontuação para ficar no cadastro de reserva. Não há nenhum demérito nisso, pois eu estou dando minha cara a tapa. Ademais, só consegue quem tenta. Se você não tentar, não saberá se pode um dia vir a conseguir passar.
Ocorre que, quando essas coisas acontecem, saímos derrotados das provas. Até o concurseiro mais motivado sai aborrecido, pois fez tanto esforço e abriu mão de tantas coisas a troco de nada. Bem, não é a troco de nada, pois toda prova é um aprendizado pra nós. Por outro lado, ninguém quer ficar vivendo só de aprender coisas, mas de detonar também, não é verdade?

Como faço pra treinar e passar em concursos?

St_howto_knifeRecebemos a seguinte dúvida de um concurseiro:
Como faço pra treinar e passar em concursos? não tenho muita paciência ainda pra sentar e ficar. como faço? é estressante. como fazer pra estudar, memorizar, guardar mais facilmente?
Essa dúvida é maravilhosa. Todos os concurseiros já se perguntaram isso pelo menos uma vez na vida.
Não existe uma fórmula mágica, uma resposta pronta, algo do tipo “faça isso” e acabou. A arte de estudar para concursos públicos é algo complexo, envolve desde o real objetivo do concurseiro, o seu pensamento, a sua força de vontade, o material que ele irá utilizar, seu ambiente de estudos, a sua organização e até sua rotina.

5 coisas para fazer na véspera do concurso

Para alguns, a véspera do concurso público é quase sinônimo de martírio. Dia de ansiedade, nervosismo e um intermitente frio na barriga.
Mas, de acordo com especialista, algumas atitudes práticas podem afugentar essa sensação de desconforto e, melhor, aplainar o caminho para que você tenha suas emoções sob controle no dia D.
O dia que antecede a prova não é a data mais adequada para você aprender novos conceitos. Mas, sim, segundo ele (e se possível), esse é o dia para se presentear com o direito de ficar afastado dos livros.
Agora, se você é do tipo de pessoa que precisa de

[Dicas de Estudo] – Como Educar a Memória

 
A memória é a principal aliada de todas as atividades que fazemos todos os dias, sejam elas mentais ou físicas. Para usá-la a nosso favor é preciso treiná-la e exercitá-la para que ela não nos deixe na mão sempre que precisarmos lembrar algo importante.
A capacidade de armazenar informações está ligada à capacidade física do cérebro (saúde e bem-estar) e à capacidade de organizar dados durante o processo de aprendizagem. Ambas as capacidades estão unidas à qualidade do sono. A memória “volátil” que usamos para lembrar coisas corriqueiras seleciona tudo aquilo que é mais importante e passa para a memória permanente enquanto estamos dormindo. Por esse motivo, pessoas que têm distúrbios do sono como insônia, sonambulismo e apnéia (ronco) tem mais dificuldade de concentração e mais problemas de esquecimento. Nestes casos, a ajuda médica é indispensável.
Lembrar das coisas também está ligado à inteligência, à habilidade de armazenamento e ao interesse sobre o assunto. Se uma pessoa não gosta de uma determinada matéria da escola, provavelmente terá muita dificuldade em aprendê-la e memorizá-la, pois o seu cérebro descarta as informações relacionadas por considerá-las “voláteis”. 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

8 MOTIVOS PARA PRESTAR CONCURSOS PARA “TRIBUNAIS” POR DANIEL FUMAN

Daniel Fuman é funcionário público e formado em Direito. Já prestou mais de 30 concursos públicos e empossou cargos no IBGE e INSS. Atualmente é Analista Judiciário do TRT-RS e criador do blog www.danielfuman.com, que traz notícias sobre concursos do TRT, TRE. TRF e MPU.63
Diante de tantos editais publicados todas as semanas, o concurseiro acaba por enfrentar um grande dilema: para qual concurso se preparar?
Escolher um determinado cargo e preparar-se adequadamente são pontos fundamentais para conquistar a aprovação. Como já falei em outro artigo sobre a importância do candidato manter-se focado em um determinado concurso, para poupar energia e antecipar sua nomeação.
Mas qual cargo escolher?

A VIDA DO CANDIDATO E O USO DAS REDES SOCIAIS

Assunto recorrente na vida dos candidatos que estão as voltas com seu processo de aprovação é o uso freqüente das redes sociais sem qualquer critério e uso indiscriminado do tempo. É na vida virtual que muitos buscam a relação que não tiveram na semana, dedicando-se por demais e expondo-se a algo que poderiam  fazer diferente e de forma mais inteligente.

QUEM PRESTA CONCURSO DE NÍVEL SUPERIOR AINDA CURSANDO A FACULDADE PODE ASSUMIR A VAGA SE AINDA NÃO TIVER DIPLOMA?

Prepare-se com o melhor!
O diploma é exigido apenas na hora da convocação. Se o concurso for para cargo de nível superior e o candidato tiver concluído o curso recentemente, o certificado de conclusão poderá substituir o diploma, enquanto o mesmo estiver sendo confeccionado e estiverem em curso as providências administrativas para o registro do diploma perante o órgão federal competente.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE UM CASAL DE BANCÁRIOS QUE DECIDIU LARGAR O TRABALHO E ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS

casal de bancários que decidiram largar o trabalho e estudar para concursos públicos
Deixar o trabalho e partir para os estudos na maioria das vezes é complicado, pois envolve toda a família, e de fato, envolveu completamente o casal de advogados: Wilsandro Garcia e Maristela Zonta, que após anos de trabalho como bancários, Maristela (6) e Wilsandro (8),  decidiram sair da iniciativa privada e estudar para concursos públicos, almejando uma boa carreira e estabilidade financeira. “Queremos agregar o serviço público, fazer a diferença e um bom serviço, por mais difícil que seja”, relatou o casal.
Logo que saíram do banco no mês de abril de 2011,  reuniram os recursos financeiros  e estavam motivados a dedicar-se 100% aos estudos, para isso ele sugeriu mudar da capital de São Paulo para o interior, mas Maristela, foi relutante e acabaram permanecendo em SP. O que foi bom para o que viria a seguir: Ela descobriu que estava grávida, 3 meses depois, e o plano de conquistar um cargo público foi adiado pela futura mamãe.

5 TÉCNICAS PARA TER A MEMÓRIA AFIADA


memóriaLembrar não é uma questão de esforço, é uma questão de estratégia.” Frase de Renato Alves, campeão brasileiro de memorização, no seu livro “Faça Seu Cérebro Trabalhar para Você”.  Apostar em técnicas de memorização pode deixar a mente de qualquer pessoa afiada, caso ela lance mão da tática mais adequada. E Renato Alves explica e sugere algumas delas.


Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

O delegado da Polícia Federal, José Roberto Lima, também traz técnicas  que ajudam (sobretudo) que vai prestar concurso público no seu livro “Como passei em 15 concursos”, da Editora Método. “São ferramentas mentais”, diz Lima.

Organização criminosa - Um ou dois conceitos?


metralha 1 - 400Entrou em vigor no Brasil a Lei 12.850/13, que cuida do crime organizado, que consiste em integrar, promover, participar ou financiar uma organização criminosa. Esta lei trouxe também o conceito de organização criminosa e a primeira polêmica é a seguinte: ela revogou ou não o conceito dado pela Lei 12.694/12?


Curta no Face: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como proceder diante de provas do tipo: questões erradas anulam questões certas?



O que é melhor fazer diante de provas do tipo “certo / errado”? Será que vale a pena “chutar”? Será que vale a pena deixar muitas em branco? Afinal, qual seria a melhor forma de se fazer este tipo de prova?
A questão não é tão simples. Não há uma resposta definitiva para o tema. Todavia, é importante refletir, analisar e, sobretudo, testar algumas opções a fim de que você chegue em suas próprias conclusões.
Peguemos, como exemplo, o concurso do MPU 2013, para o cargo de nível médio. O referido concurso apresentou uma prova de 120 questões. No caso, 120 afirmativas em relação as quais o candidato tinha três opções:

O que é preciso fazer para passar em concursos?

Dicas de como passar em concurso público com Charles Peterson



Quando uma pessoa decide: “quero passar em concursos”, qual deveria ser o primeiro passo desta pessoa? Geralmente, o primeiro passo de quem toma esta decisão é começar a estudar. Mas será que “começar a estudar” é o primeiro passo para ser aprovado em concursos públicos? E se não for, qual seria?
O que é preciso fazer para passar em concursos? Muitos dizem: “estudar muito”.  Ocorre que estudar muito sem método é o mesmo que fazer muita academia, mas de qualquer jeito: o desgaste é grande e os resultados são pequenos.
Outros alunos pensam que “estudar muito” não é só a primeira coisa a se fazer e sim a única. É o mesmo que pensar que para emagrecer basta faze muita atividade física, somente.  Todavia, os fatos mostram que tal não funciona.

MACETE PARA NÃO ERRAR A ORDEM DA PENHORA!!!!!



Primeiro Vídeo do Vlog Mister M dos Concursos. Assista e não erre mais!!!!!




DA VEICULO MANO I NÃO ACEITO FATURA PT OK?????

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quais as deficiências são aceitas nos concursos públicos?


Projeto proíbe presumir que exercício de cargo público é incompatível para pessoa com deficiência


É necessário que os portadores de deficiência conheçam a legislação que regulamenta a questão dos concursos, entre elas encontram-se o artigo 37, inciso VIII da Constituição, a Lei 7.853/1999 e os Decretos 5.296/2004 e 3.298/1999. Para quem tem visão monocular é importante que se tenha conhecimento do tema que é objeto de uma súmula (377) do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que consagrou o direito de concorrer como deficiente ao candidato com visão monocular, que depois de várias decisões nesse sentido, ficou consignado que “o portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes“.

Eu Já Passei l Confira a história da Rebeca Cristina aprovada no MPU

Confira a história de aprovação da Rebeca Cristina aprovada no MPU
Olá pessoal!!! Meu nome é Rebeca Cristina Ribeiro, tenho 25 anos, nasci e moro em Brasília e sou formada em Jornalismo. Desde 2009 estudo para concursos público, quando eu percebi que o mercado estava complicado para a minha área, principalmente porque eu não tinha experiência anterior.
E não foi nada fácil tomar essa decisão, pois eu gostava (gosto) muito da área, porém, como eu engravidei e tive meu filho bem na época da faculdade não consegui arrumar um estágio, logo não tive experiência. Casada, recém formada, desempregada e com filho pequeno, eu minha família morávamos na casa dos meus pais, que sempre nos apoiaram muito. Nesse meio tempo eu tive depressão. Algumas pessoas achavam loucura a ideia de não procurar mais emprego e dedicar a vida para alcançar um cargo público, mas Deus é fiel e sempre que batia aquele desânimo Ele enviava alguém para me dar uma palavra de consolo.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quantas horas devo estudar?

Existe uma preocupação muito grande do concurseiro com o número ideal de horas para estudar e para dormir.

Vamos direto ao ponto: não há como estudar mais de 12h por dia! Quando falo 12 h, falo integral mesmo! Não estão inclusas as pausas (almoço, lanche, aquele tempinho utilizado para atender ao telefonema da namorada, cafezinho, descanso etc). 12h PURAS (LIQUIDAS) é o máximo!

Mas aí vem a pergunta: é o ideal?

7 FONTES DE DESMOTIVAÇÃO DO CONCURSEIRO!!!!!

 

Da próxima vez você que olhar para um servidor público tenha certeza de que ali, muito provavelmente, já habitou um concurseiro desmotivado. “A falta de motivação é absolutamente normal. Conheço inúmeros promotores, delegados e juízes que foram concurseiros desmotivados”, diz o professor Rogério Sanches.

De acordo com ele, candidatos motivados e felizes, muitas vezes, não têm noção da dificuldade que é garantir a aprovação em um concurso público. “A desmotivação é um dos obstáculos com que todo candidato vai se deparar”, diz Sanches.
São várias as causas que podem deixar um concurseiro “derrubado”. EXAME.com conversou com dois especialistas e separou 7 fontes de desmotivação, além de dicas para vencer cada uma delas. Confira:
 

Será que tenho chance de ser nomeado?

article-2202616-14FEC4B7000005DC-516_634x420Recentemente um concurseiro leitor do blog perguntou o seguinte:

Passei em 36º no concurso de escrevente técnico judiciário da 37ª região ( 9 vagas para Andradina, Ilha Solteira, Mirandópolis e Pereira Barreto). Será que tenho chance de ser nomeado? O concurso é valido por 1 ano, prorrogável por mais 1.
Pois bem … estou exatamente na mesma situação desse concurseiro. Há tempo passei em um concurso do TRE só que fora do número de vagas do edital, mas numa classificação daquelas “há uma chance remota de haver nomeação se assim Deus quiser“. Esse certame também foi prorrogado e tem validade até pouco antes do natal desse ano … e mensalmente estão pingando nomeações. Tenho muito interesse nesse cargo … daí também fico me perguntando, se será que tenho chance de ser nomeado.

A importância do cantinho de estudos

A importância do cantinho de estudos

proper_studyEstudar sério para concursos públicos exige muito mais que determinação e vontade de fazer isso como você bem deve saber. Há uma multiplicidade de fatores envolvidos, algumas mais ou menos importantes, mas nenhum ignorável.
Algo que muitos concurseiros deixam de lado e é muito importante para o estudo de qualidade é o famoso “cantinho de estudos”, ou seja, o lugar onde usualmente você irá estudar. Notem que estudar é rotina, aquela atividade que se faz dia-após-dia, todos os dias, até você ser empossado em um cargo/função pública em que finalmente possa dizer “Agora posso parar de estudar para concursos públicos!” … e para se estabelecer uma rotina de estudos eficiente e eficaz determinar seu local prioritário de estudos é indispensável.

"De manhã sou mãe. De tarde, pai. E, de noite, concurseira", diz viúva que estuda 5h por dia

sou mãe, sou pai e estudoÉrica Tavares do Valle, 36, mora em São Gonçalo (RJ) e é mãe de três filhos: Gabriele, 6, Victor, 13, e Karolyne, 17. Viúva desde 2009 e desempregada, ela tem um objetivo definido: ser delegada de polícia. Para isso, Érica reserva, no mínimo, cinco horas por dia para se preparar para o concurso.

https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos
Tudo começou em 2009, quando ficou viúva –seu marido foi atropelado em Itaperuna, a 316 km do Rio de Janeiro.  “O jeito que encontrei para a vida continuar foi estudar. E eu voltei a estudar”.