domingo, 22 de setembro de 2013

Variedade e excesso

 

timeline-v1b_webÉ engraçado como às vezes recebemos dúvidas de concurseiros leitores do blog que tratam da mesma questão, só que de ângulos completamente opostos. Isso é prova de que são poucos os problemas exclusivos, aqueles que somente afligem um concurseiro, no geral são problemas mais comuns do que se pode imaginar, mas que no momento que os enfrenta paracem ser um fantasma muito particular.

Um concurseiro que está se preparando para um certame sem previsão de publicação de edital … “Acho que só no segundo semestre do ano que vem” … e que por isso mesmo selecionou quatro matérias que certamente serão cobradas e as está estudando desde o início do ano. “Mas sempre estudar as mesmas matérias está começando a cansar. É sempre a mesma coisa. Noto que meu rendimento não é mais o mesmo“.


Outro concurseiro está se preparando para outro certame com previsão de edital para o final desse ano ou começo do ano que vem … “Não sei quando o edital será publicado, mas o concurso foi autorizado recentemente e agora é apenas uma questão de tempo … que pode ser pouco“. Já o problema desse concurseiro é o grande número de matérias que acredita ter de estudar, uma dezena! “Estou ficando louca com tanta coisa para estudar. Tenho dificuldade para planejar os estudos. Morro de medo de deixar de fora alguma matéria importante“.

Temos o primeiro concurseiro vítima da armadilha da falta de variedade de matérias para estudar e o segundo do excesso. Problemas diferentes, mas parentes próximos e igualmente problemáticos para quem faz vítima! Vejamos cada um separadamente.

FALTA DE VARIEDADE - É interessante como os ocidentais não se dão bem com a falta de variedade em grande parte dos aspectos de sua vida, diferente dos orientais que se dão melhor com isso. Comer dia-após-dia a mesma coisa? Rapidamente se enjoa. Vestir a mesma roupa? Só se for uniforme. Ir aos mesmos lugares para falar as mesmas coisas com as pessoas de sempre? Só em casos especiais. Por que estudar para concursos públicos seria diferente? Quanto menos matérias se tem que estudar, mais criativo será preciso ser a fim de não deixar a monotonia comprometer a motivação e qualidade dos estudos. Isso acontece porque com o tempo e a repetição surge uma sensação ruim de “Putz, de novo novamente?!“;

EXCESSO - Sabem aquela história de que a diferença entre o remédio e o veneno é o tamanho da dose? É exatamente a mesma coisa nesse caso. O excesso de matérias para estudar é também um grande problema. O “x” da questão é a dificuldade crescente do planejamento eficiente de estudos em relação ao número de matérias a serem estudadas. A equação é simples, quanto mais matérias precisam ser estudadas menos tempo se poderá dedicar a cada uma, gerando uma sensação de “Estudo, estudo e parece que não estou estudando o suficiente!“.

Será que haverá solução simples e de fácil implementação para esses concurseiros e todos os outros que vivenciam os mesmos problemas? Sim, com toda certeza. Vejamos dois exemplos de solução.

AUMENTAR A VARIEDADE - São raríssimos os concursos públicos que cobram menos de cinco matérias. Por isso mesmo sempre é possível determinar uma ou duas matérias que mesmo que não sejam certeza de estarem listadas no próximo edital, têm pelo menos boa chance de estarem. O estudo dessas matérias não precisará ser tão intenso e aprofundado quanto das matérias certas de serem cobradas, sendo antes uma forma de evitar o problema da falta de variedade;

DIVIDIR PARA CONQUISTAR - Existe um ditado muito famoso no meio militar que serve como uma luva para o problema de matérias demais a serem estudadas … “Dividir para conquistar“. Primeiro divida as matérias que você precisa estudar em quatro grupos:

- Matérias “mais pesadas” 1;

- Matérias “mais pesadas” 2;

- Matérias “mais tranquilas” 1;

- Matérias “mais tranquilas” 2.

Agora basta montar duas duplas contendo cada uma um grupo de matérias “mais pesadas” e outro de matérias “mais tranquilas”, revezando o estudo de cada dupla. Com isso você resolve o problema da dificuldade de incluir o estudo de tudo ao mesmo tempo no planejamento de estudos.

RESUMO DA ÓPERA - Extremos em geral não combinam com o estudo para concursos públicos. É preciso saber encontrar pontos de equilíbrio que permitam a otimização dos estudos. Por isso, analise com cuidado suas estratégias de estudo, pense-as com cuidado, procure sempre otimizá-las. Nunca se esqueça de que o concurseiro que estuda de forma inteligente estudar mais e melhor do que estuda de forma impensada.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.
 

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